Oradores


Segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Constança Pomba (Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária / CIISA)

Professora Associada com Agregação

  • Professora Associada com Agregação de Medicina Interna e Terapia Antimicrobiana da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Responsável pelo Laboratório de Resistência aos Antibióticos, Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Desde 2007 é membro e anterior Vice-Presidente da EMA Antimicrobial Working Party (AWP) e membro do Antimicrobial Advice Ad Hoc Expert Group (AMEG) do Committee for Medicinal Products For Veterinary Use, Agência Europeia de Medicamentos, Amsterdão, Países Baixos.
  • A minha investigação foca o tratamento antimicrobiano de infeções provocadas por bactérias multi-resistentes em animais e as repercussões na Saúde Pública da dispersão clonal destes patogenos bacterianos e dos seus genes de resistência.

 

Biologia e Bioquímica

Tânia Nobre (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigadora Doutorada

Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais (1998, Universidade de Lisboa), iniciou a actividade de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC, PT) em métodos alternativos de gestão de pragas de insectos. A investigação de Doutoramento na Universidade de Londres (QMUL, UK) (2003-2007) despertou-lhe o interesse em adquirir novas competências e aumentar as áreas de experiência, em particular na área de biologia molecular. Obteve uma IEF Marie-Curie, que desenvolveu na Universidade de Wageningen, onde permaneceu como investigadora. Em 2013, mudou-se para a Universidade de Évora com uma Marie-Curie Career Development Grant. Trabalhou em diferentes disciplinas, desde o controlo de pragas até a biologia evolutiva, incluindo ecologia e genética, e dessa forma desenvolveu o apetite por trabalhar na interação de diferentes disciplinas, reunindo métodos e técnicas frequentemente dissociadas. Actualmente, IR de um projecto de investigação (PTDC/ASP-PLA/30650/2017) que conjuga os seus conhecimentos em entomologia com as competências em genética e a sua resolução de entender a diversidade simbiótica. O percurso científico ensinou-lhe a direcção que quer desenvolver como investigadora: fazer investigação fundamental mantendo aplicações práticas futuras em mente. Mais de 30 artigos publicados em revistas ISI-Web of Science [16 dos quais nos últimos 5 anos]; além de outras publicações, incluindo capítulos de livros [4], conferências e/ou livro de ‘proceedings’ [39], em ‘workshops’ [7] e divulgação ao público [4].

 

Esther Menéndez (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigadora Doutorada

Esther Menendez é doutorada em Microbiología e Genetica Molecular pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é Investigadora Júnior com um contrato da FCT no âmbito do Concurso Estímulo ao Emprego Científico 2017 (CEECIND2017), o qual lhe permite desenvolver a sua linha de investigação no ICAAM/MED. A investigação da Esther Menendez é focada no conhecimento das bases moleculares das relações mutualistas planta-microorganismo, particularmente do ponto de vista das bactérias e também, no efeito benéfico dos rizóbios e outras bactérias endófitas em diferentes culturas de leguminosas e não leguminosas. Além disso, E. Menendez têm um grande interesse em conhecer quem é quem, e que efeitos têm as comunidades bacterianas em diferentes culturas submetidas a um amplo leque de condições.

 

Carla Varanda (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigadora Doutorada

Carla Varanda licenciou-se em Engenharia Agrícola na Universidade de Évora (UE), em 2002, obteve o Mestrado em Biologia das Pragas e Doenças de Plantas na UE em 2005 e o Doutoramento em Ciências Agrárias na UE em 2011.
C. Varanda tem dedicado a sua investigação à área da Proteção de Plantas, mais precisamente à Patologia Vegetal, onde tem trabalhado no desenvolvimento e otimização de métodos de diagnóstico de agentes fitopatogénicos, assim como no desenvolvimento de métodos inovadores de proteção de plantas com recurso a vírus modificados. C. Varanda publicou 22 artigos em revistas científicas indexadas; além de outros trabalhos científicos relevantes, incluindo um capítulo de livro e vários artigos em ‘Proceedings ‘ e revistas técnicas. C. Varanda tem participado em vários Projetos de Investigação, 2 dos quais como Investigadora Principal (obtido no concurso de R&D da FCT de 2017 e em projetos bilaterais da FCT); e em outras atividades, como a otimização e execução de testes de diagnóstico de patógenos para uma vasta rede de empresas privadas.

 

Ciências Veterinárias e Produção Animal

Marcos Ramos (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo – ICAAM)

Investigador Principal

António Marcos Ramos obteve uma licenciatura em Engenharia Zootécnica e um Mestrado em Produção Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal). Posteriormente obteve um Doutoramento em Genética e Melhoramento Animal, assim como uma especialização em Estatística, na Universidade de Iowa State (Estados Unidos da América), em 2006.

Continuou a sua carreira na Universidade de Michigan State (Estados Unidos da América), a que se seguiu a mudança para a Holanda em 2008, para a Universidade de Wageningen, como um bolseiro Marie Curie. O trabalho executado em Wageningen foi um dos primeiros estudos onde sequenciação de última geração foi massivamente utilizada para identificação de SNPs no genoma do porco. Estes SNPs foram depois utilizados no desenvolvimento do chip de genotipagem para suínos. Antes do regresso a Portugal trabalhou na Keygene, onde esteve envolvido em vários projetos na área de bioinformática e biotecnologia de plantas. Desde Janeiro 2015 é Investigador Principal no CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo), onde lidera o Grupo de Genómica Animal e Bioinformática, trabalhando em projetos focados principalmente em sobreiro, porco Ibérico e outras raças autóctones de animais domésticos.

 

Elsa Lamy (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigadora Doutorada

E Lamy é Investigadora Auxiliar, no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, da Universidade de Évora, desde 03/2014 (primeiro pelo programa Investigador FCT e desde 2019 pelo programa FCT CEEC). Entre 2010-2014, foi investigadora pós-doutorada na Universidade de Aveiro e na Universidade de Évora. E Lamy formou-se em Engenharia Zootécnica, em 2000, pela Universidade de Évora e obteve o Doutoramento em Ciências Agrárias (ramo Zootecnia), pela mesma instituição, em 2009. Em 2014, concluiu o Mestrado em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. E. Lamy foi Professora Adjunta da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), ministrando a disciplina de Tecnologia de Alimentos, entre 2010 e 2012. Desde 2016, leciona a disciplina de Fisiologia do Comportamento Alimentar, da licenciatura em Biologia Humana, da Universidade de Évora.
Desde 2002, a investigação da E Lamy centra-se no estudo da proteómica salivar relacionada com o comportamento alimentar. Os seus principais interesses de investigação são: 1) Relação entre características do meio oral e percepção sensorial oral dos alimentos; 2) pesquisa de biomarcadores de ingestão alimentar; 3) estudo dos determinantes biológicos da aceitação e escolha de alimentos. Autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros, bem como diversas várias apresentações (orais e posters) em eventos científicos nacionais e internacionais; E. Lamy é Editora Associada da BMC Veterinary Research, tendo editado números especiais nos jornais Recent Patents in Food, Nutrition and Agriculture e Biomed Research International. E Lamy supervisionou diferentes trabalhos científicos, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Atualmente, ela está envolvida em diferentes projetos de investigação (A2020 – Cistus Rumen e A2020 – Awartech, coordenando localmente o projeto Interreg V Sabor Sur, de promoção para a inovação no setor agroalimentar do Mediterrâneo.

 

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Anthony Burke (Universidade de Évora – CQE)

Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Química

Trabalha na área de catálise assimétrica, síntese orgânica, química medicinal e síntese de polímeros. Tem mais de 30 anos de experiência, tendo realizado dois períodos de pós-doutoramento em dois laboratórios líderes antes da sua contratação como professor no departamento de química da Universidade de Évora em 1999. Tem Agregação em Química Orgânica (2012). Foi vice-presidente da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) entre 2011-13, era Chairman do ISySyCat2015, ISySyCat2017 e ISySyCat2019. Tem mais de 100 apresentações, que incluem publicações (artigos, capítulos de livros, livros, patentes e palestras). Já orientou mais de 60 alunos, incluindo pós-docs, alunos de doutoramento, mestrado e de estágio. Criou a start-up Chiratecnics em 2009. Era coeditor de volumes temáticos em várias revistas de química. Atualmente, é um membro da rede da ação COST (CA15135), MuTaLig -Multi-target paradigm for innovative ligand identification in the drug discovery process.

 

Ciências Agrárias e Ciências dos Alimentos

Bruno Medronho (Universidade do Algarve – MeditBio)

Investigador Assistente Convidado

Bruno Medronho (BM) licenciou-se em Química pela Universidade de Coimbra em 2004 e concluiu o seu doutoramento em Química Macromolecular (bolsa mista), em 2009, na mesma instituição. Durante o doutoramento, BM teve 2 anos de experiência científica na Universidade de Lund (Suécia) na Divisão de Química Física (Prof. Ulf Olsson) e também foi investigador convidado na Universidade de Paderborn (Prof. Claudia Schmidt, Alemanha) e na Universidade de Wellington (Sir Paul Callaghan e Prof. Petrik Galvosas, Nova Zelândia). Desde a obtenção do doutoramento, esteve envolvido na equipa de investigação de 2 grandes consórcios internacionais de R&D, compostos por vários parceiros académicos e industriais, como IKEA e H&M. Esses consórcios visavam desenvolver e comercializar novos processos “verdes” para a produção de fibras de celulose regeneradas. No âmbito dos projetos, BM foi investigador convidado na Swerea IVF, Mölndal (Prof. Bengt Hagström) e na Universidade Karlstad (Prof. Ulf Germgård). BM foi também colaborador da AvanCell (Södra’s Research Foundation). Em 2012, BM tornou-se bolseiro de pós-doutoramento na Universidade do Algarve (UAlg) onde, desde então, coordena uma nova linha de investigação com foco na dissolução de biopolímeros, regeneração e novos materiais. BM é co-autor de 4 capítulos de livros e publicou ca. 50 artigos em revistas internacionais com revisão por pares. Desde 2015, BM é investigador assistente convidado na UAlg e investigador principal dos projetos financiados “FibraCel” (PTDC / AGR-TEC / 4049/2012), “FibraCel2” (PTDC / AGRTEC / 4814/2014) e “ReFloRest” (PTDC / ASP-SIL / 30619/2017). De 2014 a 2018, BM representou a UAlg como parceira associada do projeto “Biopolymer Based Food Delivery Systems-BIBAFOODS”, uma Rede de Formação Inicial financiada pelo programa FP7-PEOPLE-2013 (“Development and characterization of cellulose based particles for probiotic bacteria encapsulation and delivery”). Em 2019, o seu trabalho recebeu novo reconhecimento internacional com o convite para uma posição de Professor Visitante no grupo de Engenharia de Superfícies e Coloides do FSCN na Universidade de Mid Sweden, Suécia.

 

Raquel Garcia (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigadora Doutorada

Raquel Garcia licenciou-se em Química e doutorou-se em Química pela Universidade de Lisboa, em 1998 e 2006, respetivamente. Atualmente é investigadora contratada no ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) – Universidade de Évora. Os seus interesses de investigação centram-se na ciência dos alimentos aplicada maioritariamente a duas matrizes alimentares- vinho e azeite. Em concreto, as suas atividades de investigação abordam temáticas relacionadas com a autenticidade, traceabilidade e adulteração de alimentos, bem como a segurança alimentar em termos de contaminantes químicos. Outra das linhas de investigação, à qual se tem dedicado nos últimos anos, é o desenvolvimento e implementação de metodologias seletivas e avançadas de preparação de amostra alimentares, para extração em fase sólida, baseada em polímeros de impressão molecular.

 

Ecologia, Ambiente e Paisagem

Rui Lourenço (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigador Doutorado

Nascido em 1977, em Lisboa. A minha dissertação em Zoologia (Univ. Lisboa, 2000) foi sobre a dieta e distribuição do bufo-real. A minha tese de Mestrado em Biologia da Conservação (Univ. Évora, 2005) focou-se na dieta do bufo-real. A minha tese de Doutoramento em Biologia (Univ. Évora, 2011) focou-se nas interações competitivas e predação entre predadores de topo. O meu principal interesse em investigação são as aves de rapina, tendo estudado aspetos como dieta, distribuição, interações, ecologia de estradas e ecotoxicologia. Além da investigação, trabalhei em conservação e educação em ONGs. Atualmente sou investigador no ICAAM, Universidade de Évora e também coordeno o Programa de monitorização Noctua-Portugal (GTAN-SPEA).

 

Ricardo Pita (Universidade de Évora – ICAAM)

Investigador Doutorado

Ricardo Pita obteve o Doutoramento em Biologia pela Universidade de Évora em 2010, e é presentemente investigador do CIBIO-UE e ICAAM. A sua investigação foca as relações entre espécies e seu ambiente (em mudança) a várias escalas espaciais e temporais. A sua linha de investigação atual centra-se na interação entre fragmentação de habitat e processos (meta)populacionais de pequenos mamíferos com importância em termos de conservação, e também no conhecimento de como as mudanças ambientais podem influenciar os parâmetros demográficos no espaço e no tempo.